Entenda o novo CAFISIO "Potencial de Ação"


A chapa única "Potencial de Ação" foi aclamada por votação com maioria simples em regime de voto secreto no dia 12 de Outubro do ano de 2015, às 8 horas, no Auditório da Universidade do Estado do Pará (UEPA) - Campus XII.

O novo Centro Acadêmico de Fisioterapia (CAFISIO) de Santarém tem como compromisso primário: restabelecer o diálogo com os alunos e também com o movimento estudantil para que as pautas de nosso interesse sejam tocadas adiante. Além disso, firmar o compromisso com os alunos do curso de Fisioterapia em nos esforçar ao máximo para que nossas diretrizes de ação sejam geridas com eficácia a fim de se chegar à eficiência e à obtenção dos resultados esperados.

Aqui, optamos por utilizar a expressão “diretrizes de ação” para representar os interesses e propostas gerais do novo Centro Acadêmico de Fisioterapia "Potencial de Ação". Essas diretrizes guiarão nossa gestão na proposta de reestruturação do CAFISIO.


1. Regulamentação do Centro Acadêmico de Fisioterapia (CAFisio) – Campus Santarém junto aos órgãos competentes.
É fundamental a formalização do Centro Acadêmico para viabilizar uma melhor convivência com o mundo externo e real, visto que a abertura de contas em bancos, formação de caixa, assinatura de contratos, bem como a própria existência em aspectos jurídicos são necessidades inerentes a um CA bem estruturado. Diante disso, buscaremos orientações de profissionais competentes para tomar conhecimento das principais dificuldades e desafios encontrados para promover a plena Regulamentação do CAFisio.

2. Buscar aproximação diante da Coordenação do Curso de Fisioterapia e Reitoria.
Trata-se da nossa intenção de melhorar o diálogo entre os estudantes do Curso de Fisioterapia diante da Coordenação e Reitoria, pelas causas, anseios e necessidades do curso. Devemos agir fortemente para tentar sanar nossos principais problemas. Um plano de ação deverá ser organizado conjuntamente, de modo a buscar a resolução desses problemas. A princípio, esta proposta terá como alvos: a falta de professores no curso, problemas estruturais nos laboratórios e a falta de material didático.

3. Promoção de reuniões mensais e assembléias participativas.
Outra frente de trabalho não menos importante é a abertura do CAFisio ao diálogo, representa nossa intenção em tornar o CA mais participativo, transparente e ativo politicamente. Firmaremos o compromisso de promover também reuniões mensais de repasse com os Representantes de Turma e Assembléias Gerais de acordo com a necessidade das pautas em andamento. Dessa forma, pretende-se integrar o alunado ao debate, dando-o voz e escutando suas opiniões, críticas e sugestões para que a representação estudantil se dê de forma clara e participativa.

4. Tornar a comunicação com os Representantes de Turma mais eficiente.
Trata-se da nossa principal frente de trabalho. A comunicação e o repasse de informações sempre foram pontos fracos. Muitos de nossos colegas não sabem sequer o que é um CA, o que se trabalha, quem os compõe. Essa falta de informação acontece em parte por falta de interesse do alunado e em parte pela comunicação falha promovida no decorrer de gestões anteriores. É preciso despertar nos alunos de nosso curso o interesse em participar das discussões, opinar, questionar, e procurar saber o que acontece politicamente em seu redor. Com isso propomos algumas diretrizes que devem ser trabalhadas para se chegar nesse resultado. Dentre elas podemos citar, a intensificação da realização de reuniões, onde os convites serão entregues aos Representantes de turma por escrito e assinados. 

5. Organização de eventos, palestras e workshops em prol do curso de Fisioterapia, bem como, palestras interdisciplinares entre os demais cursos da instituição.
Uma das principais tarefas de um Centro Acadêmico refere-se à promoção e realização de eventos que representem ganhos no desenvolvimento pessoal e profissional de seus representados. Neste sentido, todos os esforços da chapa “Potencial de Ação” serão aplicados de forma a promover sempre que possível, eventos, cursos, palestras, seminários e outros de acordo com o interesse e disponibilidade dos alunos. Bem como, buscar da melhor maneira possível o retorno da “Semana Acadêmica de Fisioterapia” e dar sequência à “Fisio Fantasy” em parceria com todos as turmas do curso, para a arrecadação de recursos para a melhoria do mesmo.

6. Organizar a recepção aos calouros.
As experiências durante o primeiro ano na universidade são muito importantes para a permanência no ensino superior e para o sucesso acadêmico dos estudantes, mesmo que aparentemente eles possam estar preparados, esses momentos de chegada a um novo universo é delicado para o jovem. Portanto, existe a necessidade de um diálogo primário com os recém-chegados à Instituição para que os mesmos possam se familiarizar com a didática, ambiente e questões afins. Ademais, dar continuidade ao “Trote do Sinal”, incrementando novas atividades de boas vindas. 

7. Organizar a situação financeira
Em toda transição político-administrativa a parte financeira requer especial atenção. Nossa proposta é fazer um levantamento financeiro para que sejam regularizados, apesar das limitações orçamentárias que nos são impostas. Feito isso, o objetivo é traçar as formas possíveis de se levantar recursos para o perfeito funcionamento do Centro Acadêmico e a realização de suas atividades em prol dos alunos do curso de Fisioterapia. Como última meta no que concerne à parte financeira, temos a de tornar o CAFisio auto-sustentável financeiramente e entregá-lo para a futura gestão com saldo positivo.

8. Buscar pela melhoria do espaço físico do CAFisio.
Entendemos que é de grande importância a utilização do espaço físico do CAFisio, pois deve ser o local de aproximação e integração direta de estudantes, entre si e com o seu centro acadêmico. Acreditamos na extrema importância deste canal de dialógo, que deve ser utilizado, como local de expressão e convivência estudantil. Assim, buscaremos uma otimização deste espaço para que, cada vez mais, ele se transforme num ambiente de acolhimento.

9. Garantir continuidade ao processo.
Busca-se aliar a experiência com a força de vontade e interesse. Tal reestruturação no CA não seria tão almejada caso não tivéssemos a certeza da continuidade desse projeto. Para tanto, buscaremos a participação dos alunos iniciantes nas questões político-acadêmicas, onde, os mesmos serão incumbidos da tarefa de dar essa continuidade. Em gestões futuras poderão contribuir na orientação das atividades como membros de outras chapas ou simplesmente como conselheiros.


O plano de ação representa as diretrizes que guiarão nossa gestão. Estamos cientes dos desafios que serão impostos e dos obstáculos que serão encontrados e temos plena consciência de que o trabalho de um Centro Acadêmico não se restringe ao que foi exposto acima. Há muito trabalho a fazer e diversas outras atividades que nos competem. Contamos com a real dedicação dos integrantes da chapa para se alcançar os objetivos e também com a participação dos alunos que colocarão suas idéias, sugestões, cobrarão resultados e fiscalizarão nosso trabalho.

Sendo assim, nos colocamos a disposição de todos os alunos do curso de Fisioterapia e demais interessados, para sanar possíveis dúvidas e/ou ouvir a opinião daqueles que queiram fazer alguma contribuição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário